Instruções de Segurança

Desde que as instruções de utilização do sling sejam seguidas, a utilização deste tipo de porta-bebés é totalmente segura. Existem algumas medidas de segurança que devem ser seguidas quando se transporta um bebé num sling:

- A cara do bebé deve estar sempre visível e destapada, com o nariz e a boca totalmente desimpedidos;

- Assegure-se que o bebé não está enrolado, com o queixo encostado ao peito. Para confirmar que o bebé está em segurança, deverá conseguir colocar dois dedos entre o queixo e o peito do bebé;

- Assegure-se que o tecido do sling é respirável e mantenha a cara do bebé livre de tecido;

- Quando deitado, a cabeça do bebé deve estar sempre virada para cima e nunca virada para o seu corpo ou para o tecido;

- Reposicione o bebé sempre que sentir ele não está totalmente confortável;

- Se o bebé está constipado, evite transportá-lo no sling principalmente antes dos 4 meses;

- Se tem um Pouch Sling não regulável, certifique-se de que o tamanho está correcto. Um sling demasiado grande pode colocar o bebé demasiado descido. Se o tamanho não estiver correcto, solicite o ajustamento ou troca. Se o seu sling é ajustável, use-o bem justo (desde que confortável para si e para o bebé).

- Nunca se baixe de repente com o bebé no sling. Se se baixar, apoie o bebé com uma das mãos. Prefira sempre baixar-se com as costas direitas flectindo os joelhos, para segurança do bebé e para seu conforto.

- Não execute tarefas perigosas com o bebé no sling: cozinhar, passar a ferro, estender roupa fora da janela, correr, saltar, etc.

- Ao descer ou subir escadas ou ao executar movimentos em que possa desequilibrar-se ou escorregar, tenha especial atenção ao bebé. Segure-se bem ou apoie-se em alguém para evitar quedas (tal como se transportasse o bebé ao colo ou num marsúpio).

- Tenha especial atenção à escolha do tamanho e, em caso de dúvida entre tamanhos, escolha o mais pequeno... mais vale apertado mas seguro do que largo.